quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Artigo - Hariel

Ambiente de Aprendizagem Computacional Como Ferramenta Auxiliar na Educação Infantil para Alfabetização

Cassiane Pires Lima1, MSc. Madalena Pereira da Silva1 1Faculdades Integradas da Rede de Ensino Univest, Lages, SC, Brasil. cassi_p_lima@yahoo.com.br,madalena@inf.ufsc.br


Abstract - This article has for objective to present the development of a system o assist in the process of alphabetization of the Infantile Education. Thus, by means of the generation of activities for the education of the alphabet, to use resources multimedia where playful and the imaginary one they can assist in the longed for construction of knowing and learning.

Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar o desenvolvimento de um sistema para auxiliar no processo de alfabetização da Educação Infantil. Assim, por meio da geração de atividades para o ensino do alfabeto, utilizar recursos multimídia onde o lúdico e o imaginário possam auxiliar na construção do saber e aprendizado almejados.

Palavras-chave: Alfabetização, Aprendizagem, Ambiente Computacional.

Introdução

Pretende-se por meio desse artigo apresentar um ambiente computacional que tem por objetivo desenvolver uma ferramenta destinada para alunos de 5 a 6 anos da Educação Infantil para dar início à alfabetização através da geração de atividades, a partir de uma interface computacional que utilize recursos multimídia para o ensino do alfabeto [Lima e Silva 2004].
É importante ressaltar a necessidade de que é preciso educar para a sociedade informatizada, buscando uma readaptação profunda, a fim de acompanhar as evoluções tecnológicas, possibilitando uma transformação significativa na Educação, ressaltando que o computador não substitui o professor, é mais um recurso de que este se utiliza para atingir os objetivos educacionais e melhorar a qualidade do ensino.

Estado da Arte


Tendo por base que o Software Educacional é uma das principais tecnologias que se conhece para o auxílio na aprendizagem através do uso do computador e, que atualmente, está mais difícil prender a atenção dos alunos com as aulas tradicionais, as novas tecnologias da comunicação vêm transformar uma escola predominantemente expositiva, linear, seqüencial. Com isso, destaca-se a importância e a necessidade da inclusão de metodologias de ensino, como a apresentada que façam uso desse recurso.
Para isso, buscou-se conhecer quais atividades são desenvolvidas para iniciar o processo de alfabetização, contextualizando aos existentes, conforme apresentados por [Cardoso 2004] e [Galvis & Panqueva 2004], o que se pretendia incluir como funcionalidade do sistema, ao que atualmente é utilizado, conduzindo as etapas do projeto com base nos preceitos apontados e nos materiais da área pedagógica.

Informática e a Educação


Segundo [Ramos 2004], o advento da microinformática reduziu o custo do computador tornando sua aquisição acessível às escolas, surgindo investigações
das possibilidades pedagógicas do computador.
“Pesquisadores que investigam o uso de computadores na Educação alegam que a Informática possui uma ação positiva para o desenvolvimento da capacidade cognitiva, fazendo do aprendizado uma experiência mais cooperativa” [Franco 2004]. Dessa forma, importante ressaltar a necessidade da inserção de métodos e técnicas de ensino aptas a fornecer esta nova postura educacional. A evolução dos objetivos educacionais exige uma conseqüente evolução na forma de pensar a relação ensino-aprendizagem. Sobre isso, [Lima 1992] cita que o computador pode dar forma concreta às áreas do conhecimento que anteriormente eram intangíveis e abstratas.
De acordo com Dwyer, Bossuet, Bork, Papert apud [Ramos 2004], cabe ao sistema educacional educar para e pela Informática, fazendo uso dessa tecnologia como um recurso auxiliar no processo ensino-aprendizagem. Destaca também que “As crianças gostam de se comunicar com o computador. Quando esta comunicação ocorre, elas aprendem como uma língua viva, ajudando-as a desenvolver formas de pensamento e a facilitar o processo de outras aprendizagens”. Segundo [Mantovani 1996], a inovação das metodologias de ensino é a solução para formação de um bom aprendiz. Essa maneira de aprendizado permite experimentar, organizar, analisar, planejar e criar. São transformações observadas na Informática e na Educação que reforçam a adoção dessa tecnologia nos meios educacionais. Nesse sentido, deve-se aproveitar os recursos informáticos disponíveis para possibilitar a interação entre o aluno e a máquina, desenvolvendo meios que os utilizem. Sobre o pensamento exposto é de grande valia e pertinente para o tema abordado, pois o ambiente computacional desenvolvido busca essa interação e apoio. Conforme descrito em [Vygotsky 1989] “Aprender a escrever, alfabetizar-se, é mais do que aprender a grafar sons; significa, construir uma nova inserção cultural.” Assim, o que se espera com a utilização do computador na Educação através da utilização de um Software Educacional, conforme o apresentado, é a realização de aulas mais criativas, motivadoras, dinâmicas e que envolvam os alunos para novas descobertas e a aquisição de outros aprendizados [Tajra 2002].

Metodologia para o Desenvolvimento do Sistema

Para modelar o sistema em evidência, foi utilizada a ferramenta Case Rational Rose através dos Diagramas de Classe e Caso de Uso, conforme ilustra as Figuras 1, 2 e 3 respectivamente.


Para tomar conhecimento quais funções, desempenho e interface o sistema deveria proporcionar ao usuário, e com isso, tornar viável o processo exposto, foram necessárias visitas as escolas para levantamento dos softwares utilizados pelos professores e da abordagem metodológica, assim como estabelecimento de contato com um professor específico da disciplina de Português para apoio especialista. Nesses encontros foram relatados segundo os depoimentos das pedagogas A.P.M.V., J.P.M.D.P e S.F.S.B. que para iniciar o processo de alfabetização em crianças Pré-Escolares, torna-se necessário o acesso aos diversos materiais pedagógicos para trabalhar o alfabeto, conforme também apontam [Araújo e Carrilho 2004].

Apresentação do Sistema Proposto


Para que seja possível desenvolver um sistema de auxílio ao processo educacional, conforme o apontado se fez necessário o estudo, compreensão e observação de conceitos fundamentais para na seqüência, empregá-los. Sobre o elucidado é possível destacar que a preocupação para o desenvolvimento do sistema, foi buscar o conhecimento através de experiências da área pedagógica e de profissionais afins, ter acesso a contextos que pudessem levar o aluno a adquirir aptidão para aprender, contendo instruções estruturadas que, pudessem ser facilmente compreendidas, criando se situações para facilitar a aprendizagem e auxiliar na aquisição de conhecimentos.
Através do contato com profissionais da área pedagógica obteve-se rico material contendo atividades que são atualmente desenvolvidas e aplicadas em alunos durante a fase Pré-Escolar. Com base nesse material, pensou-se em algumas atividades para compor o sistema que consiste no desenvolvimento de: Um módulo, para auxiliar os professores a iniciar o processo de alfabetização de seus alunos contendo uma tela com as letras do alfabeto ordenadas, que ao ser clicada, cada letra exibirá sua pronúncia; Um módulo contendo as vogais do alfabeto, que ao passar o mouse, cada letra exibirá sua pronúncia, apresentando uma figura cuja letra inicial é correspondente; Um módulo, que permita ao aluno através da associação de letras formar o seu nome, de seus colegas e do professor; Um módulo, onde o usuário poderá exercitar e completar o nome das figuras apresentadas com as letras do alfabeto e um módulo onde o usuário poderá formar palavras de acordo com a figura correspondente, emitindo uma mensagem de incentivo para tentar novamente e parabenizando-o quando a resposta for correta.

Conclusão


Sob a perspectiva de construir um sistema com o objetivo de auxiliar no processo de alfabetização na Educação Infantil, entende-se como de fundamental importância observar e cumprir alguns pontos para atender aos objetivos descritos. De acordo com a contextualização do sistema, dos testes e resultados finais no ambiente escolar, através de entrevistas verificou-se com o parecer da escola e da pedagoga que acompanhou todo o processo, que após ter sido testado com uma média de 170 crianças, e incorporadas as sugestões, descreve-se que foram alcançados com êxito, o nível desejável e os objetivos educacionais propostos.
A metodologia abordada foi necessária para que os resultados pretendidos fossem alcançados e considerados satisfatórios e com o sucesso desejado, que muito contribuiu para o processo educativo, para o aprendizado de forma favorável, educativa e motivadora para auxiliar na alfabetização de crianças da Educação Infantil.

Referências


Araújo, N. de S.; Carrilho, J. E. D. “Uni-duni-tê: prazer em aprender.” Unidades Pedagógicas para o 2o e 3o Período. Belo Horizonte: CEDIC, 2004. Cardoso, L. R. “Desenvolvimento do protótipo de uma ferramenta hipermídia adaptativa aplicada à educação”. http://www.ia.ucpel.tche.br/iiioia/l3.doc, 25 agosto 2004.
Franco, M. A. “Informática na educação.” Gerência de Desenvolvimento Tecnológico - UNICAMP, 1996. http://www.revista.unicamp.br/infotec/educacao/educacao5-1.html, dezembro 2004. Galvis D. E.; Panqueva, A. H. “Software educativo multimídia”. Engenharia de Sistemas e Computação. Universidade de Los Andes, Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento em Informática Educativa: Santafé de Bogotá, Colômbia, Sur América. http://www.inf.ufsc.br/sbc-ie/revista/nr1/galvis-p.html, 15 outubro 2004. Lima, C. P.; Silva, M. P. da. “Ambiente de aprendizagem computacional como ferramenta auxiliar no fazer pedagógico da educação infantil para alfabetização.” In: IV Workshop de Trabalhos Acadêmicos e Iniciação Científica: Curso de Ciência da Computação, Lages: FACVEST, 2004. Lima, E. C. de A. S. “A atividade da criança na idade pré-escolar.” Série Idéias, n. 10. São Paulo: FDE, 1992. 4 Mantovani, A. M. “Manifestações do afeto em ambiente de aprendizagem computacional telemático: uma leitura psicopedagógica de crianças com dificuldades de aprendizagem.” Dissertação de Mestrado. Porto Alegre: PPGEDU-UFRGS, 1996. Ramos, M. “Informática na educação: educação e tecnologias contemporâneas.” EDC287: FACED/UFBA. http://www.inf.pucrs.br/~marciabc/psicoped/texto_ie.htm, junho, 2004. Tajra, S. F. “Informática na educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor da atualidade.” 3.ed. São Paulo: Érica, 2001. Vygotsky, L. “A formação social da mente.” 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

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